quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quinta edição do Novo Basquete Brasil chega à sua fase final


Paulo Marques (@paulo16marques)

Estão definidos os confrontos das oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). São José, Pinheiros, Brasília e Flamengo, os quatro primeiros colocados na primeira fase da competição, já estão classificados para as quartas de final.

De acordo com o regulamento do NBB, as 15 equipes participantes jogam entre si em turno e returno. Como já informado, as quatro primeiras colocadas avançam diretamente para as quartas de final. As equipes classificadas entre o quinto e o décimo segundo lugar jogam os playoffs das oitavas de final. Os jogos das oitavas, quartas e semifinais serão decididos em séries de melhor de cinco jogos, sendo que os melhores colocados na primeira fase tem a vantagem de realizar três, destes cinco jogos em casa. Já a final é em jogo único na casa da equipe com melhor campanha na fase de classificação.

Nesta primeira fase da quinta edição do Novo Basquete Brasil, o destaque vai para a equipe do São José que surpreendeu os bicampeões Brasília e Flamengo e terminou a primeira fase na liderança da competição.

Os paulistas tiveram 82,14% de aproveitamento na primeira fase, sendo que em 28 partidas, venceram 23 e perderam apenas cinco. Nos seis jogos que o São José realizou contra Pinheiros, Brasília e Flamengo (2º, 3º e 4º colocados respectivamente), a equipe paulista perdeu apenas dois. Um para o Flamengo (98 x
101), em casa, e outro para o Pinheiros (82 x 75), fora. Agora a equipe aguarda a definição de quem passa para a próxima fase entre Uberlândia (5º colocado) e Tijuca (12º colocado).

Minas Gerais tem apenas um representante nos playoffs

Com o 5º lugar na fase de classificação nesta edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o Unitri/Universo (Uberlândia) será o único representante de Minas Gerais nos playoffs da competição. Isso por que o Minas Tênis Clube não conseguiu ficar entre os 12 primeiros colocados e perdeu a vaga para o Tijuca/Rio
de Janeiro, que enfrenta o Uberlândia na próxima fase.

A equipe de Belo Horizonte terminou a primeira fase em 13º lugar, com apenas 9 vitórias e 19 derrotas. O Tijuca, 12º colocado e último classificado para a fase eliminatória, teve a mesma campanha da equipe mineira, mas no confronto direto venceu as duas partidas.

Já o Uberlândia está vivo na luta pelo título do NBB. A equipe do Triângulo Mineiro terminou a primeira fase com 18 vitórias e 10 derrotas, o que representa 64,29% de aproveitamento. Essa campanha garanti aos mineiros a vantagem de jogar três, das cincos partidas, das oitavas de final, em casa.

O primeiro confronto entre Uberlândia e Tijuca acontece neste sábado, dia 14, às 18 horas, no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Nas duas partidas realizadas entre as equipes na primeira fase do NBB os mineiros venceram todas.

Veja todos os confrontos das oitavas de final e quem os vencedores enfrentarão nas quartas de final do NBB:
  • Uberlândia [5º] x Tijuca [12º] (São José)
  • Bauru [6º] x Liga Sorocabana [11º] (Pinheiros)
  • Paulistano [7º] x Franca [10º] (Brasília)
  • Joinville [8º] x Limeira [9º](Flamengo)

Nenhum comentário: