sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Campeonato chega na reta final

Coluna Paulo Henrique Marques - Cesta na Sexta

Na próxima segunda-feira, 24, o Campeonato Nacional Feminino de Basquete volta, após uma semana sem jogos, com a partida entre São Bernardo e Mangueira/Petrobras. O jogo, que acontece às 20 horas, em São Bernardo, é decisivo para as paulistas. Na quinta posição, com 46,2% de aproveitamento (6 vitórias e 7 derrotas), o São Bernardo está na briga pela última vaga à semifinal com Santo André, quarto colocado e Sport Recife, sexto.

O Santo André tem 50% de aproveitamento (7 vitórias e 7 derrotas), um jogo a mais que o São Bernardo e o Sport que tem 30,8% de aproveitamento (4 vitórias e 9 derrotas). A situação das pernambucanas é muito complicada. Elas precisam vencer as próximas três partidas que restam e torcer para que as duas equipes concorrentes à vaga na próxima fase não vençam.

Parece que teremos mesmo uma semifinal paulista. O São Bernardo joga, em casa, contra uma das equipes mais irregulares da competição, o Mangueira/Petrobrás. Mas a esperança está no confronto direto. As duas equipes se enfrentam no dia 28 de novembro, em São Paulo. A equipe de São Bernardo ainda enfrenta o Santo André, na última rodada, em Santo André. O problema é que um dos dois times de São Paulo podem chegar à 8 vitórias, número que o Sport não consegue alcançar. Isso se o São Bernardo vencer o Mangueira.

O Santo André tem uma parada difícil na próxima rodada. A equipe joga nesta terça-feira, 25, lá em Ourinhos, contra a equipe da casa, líderes da competição. As meninas do ABC paulista precisam da vitória de qualquer maneira para despacharem o Sport e decidir, na pior das hipóteses, a classificação na ultima rodada contra o São Bernardo. Uma derrota para Ourinhos pode colocar em risco a promoção da equipe às semi-finais.

Mesmo com o domínio das equipes paulistas na competição, o 11ª Campeonato Nacional de Basquete Feminino já nos deu muitas emoções. Já classificadas, Ourinhos (92,9% de aproveitamento), Americana (86,7%) e Catanduva (80%) disputam agora o título do primeiro turno da competição. As quatro equipes que chegarem a próxima fase farão com que o Nacional fique ainda mais eletrizante.

Nenhum comentário: