sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Grande presença do público marca o emocionante Rali de Ouro Branco

Por Caroline de Paula

Com 17 anos de história, mais de 12 mil pessoas assistiram pilotos e navegadores de todo o país numa grande disputa. Na 6ª etapa do Brasileiro, 4ª e 5ª etapas do Mineiro de Rali de Velocidade e Trofeo Fiat houve quebra de recorde sul-americano, especial no asfalto, super prime e muita festa.

6ª etapa Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade

Oswaldo Scheer e Gilson Rocha venceram com 30s de diferença de Édio Fuchter e Gilvan Jablonski. Não bastou só o primeiro lugar. O Alemão também bateu o recorde sul-americano da especial de Itatiaia, sábado, percorrendo 11,5 km em 07:21.00, e depois diminuiu a própria marca, chegando a 07:15.00. Antes, o recorde era do argentino Luciano Bernardi: 7:26.06. Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo chegaram em terceiro.

O já campeão do CBR na categoria N3, Luís Tedesco venceu ao lado do navegador Rafael Furtado, depois de recuperar 28 segundos de desvantagem devido a uma quebra: "Andamos forte desde o início, mas tivemos um problema na segunda especial e atrasamos. Conseguimos buscar o tempo e ainda sair na frente. Eu já cheguei aqui como campeão, mas vencer em Ouro Branco é tudo para mim”, diz o piloto. A equipe mineira, com Fabiano Altomar e Carlos Lapertosa, que correu as quatro etapas do fim de semana, chegou em segundo. Marco e Mirella Oliveira completaram o pódio.

Os líderes da N2, Bernardo Koller e Sidnei Broering venceram a etapa mineira, à frente da dupla Rafael Túlio e César Valandro, 15 segundos atrás, devido à uma penalidade de 1 minuto. A outra equipe da Chevrolet Rally Team - Ullysses Bertoldo e Armando Miranda - chegou em terceiro e aprovou a prova tradicional: "Foi um pouco difícil, os trechos são rápidos. Espero estar aqui para competir novamente no ano que vem”, afirmou o piloto. Porém, o resultado da N2 está sob júdice, pois há um recurso contra o carro da dupla vencedora. Comissários técnicos recolheram o eixo do Celta para compará-lo a um original.

Num rali em família, Eduardo Scheer e Geferson Pavinato superam as dificuldades da estréia na prova mineira e chegam em primeiro na N2 Light. José Barros Neto e Fábio Abreu ficaram em segundo, seguidos dos mineiros de Juiz de Fora, Marcelo Mendes e Breno Rezende. O navegador ficou empolgado com o rali de Ouro Branco, mas cauteloso quanto à disputa: "entramos no meio do campeonato e está ainda um pouco difícil de definir se vai pra briga mesmo assim. Agora, vamos continuar, porém mais animados depois deste primeiro pódio”, finaliza Breno.

Na A6, Leandro Brustolin e Daniel Ceconello abriram 10 pontos dos concorrentes Luciano Fleck e Eduardo Morelli após vencer nesse final de semana. Totalizam 48 pontos. “Nós fizemos uma prova muito boa, então isso nos motiva a buscar o campeonato lá em Curitiba”, conta Ceconello. O segundo lugar no CBR, na A6, para Fleck e Morelli aumentaram a motivação e a vantagem da dupla, na mesma categoria pelo Mineiro. Ambos lideram isoladamente, com 30 pontos no regional: “eu queria muito ganhar essa etapa, porque o Morelli é mineiro. Nós já ganhamos em Divinópolis e agora aqui. Minas sempre dá sorte para a gente”, relata Luciano.

4ª e 5ª etapas Campeonato Mineiro de Rali de Velocidade

Duas etapas em um final de semana e dois primeiros lugares a Fabiano Altomar e Carlos Lapertosa. A equipe Marinelli Team ainda comemora a dobradinha de domingo, com Fábio Sacioto e Arthur Carrão. Após a premiação do CMR, um recurso alegou que a dupla da equipe Lobo Guará, com Marcelo Mendes e Breno Rezende, não estava inscrita na categoria, apesar de apresentar documentação. Com isto, Sacioto e Arthur ficam em segundo na 5ª etapa. A dupla não completou a prova do sábado, depois de bater na SS Itatiaia e ainda tiveram de comprar um carro de rali para correr no domingo.

No Cross Country, Luciano Lima e Roberto Corrêa vencem pela 4ª e 5ª vez, e colocam a mão na taça: “as especiais foram muito rápidas, então a nossa diferença para o segundo colocado foi muito pequena”, conta Luciano ao reconhecer as dificuldades da etapa. Anderson Guimarães e Rodolfo Tomé buscaram tempo em todas as especiais. Chegaram em segundo nas duas provas do CMR. Na terceira colocação de sábado, Hayato Hirashima e Kilder Araújo. Domingo, Antônio Teixeira e Lucas Teixeira.

SS7 Itatiaia – asfalto / Festa / Capotagens

Milhares de pessoas prestigiaram a prova Especial Itatiaia. Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo fizeram os 9km em 3m48s. “É uma coisa nova, que não temos no brasileiro. A gente fica receoso, sem saber como o carro vai se portar, mas com adrenalina correndo tudo vira um espetáculo”, diz Breno Rezende.

Para o líder da A6 do Mineiro, o público de Ouro Branco mereceu a festa: “este é um rali muito especial. Ainda mais com a presença do público. O trecho é bem técnico e liso também. A galera faz uma festa super legal, então não podemos fazer menos que dar um show para eles”, ressalta Luciano Fleck.

As estreantes Joseane Koerich e Emília Abadia, na N2 Light, capotaram logo na chegada da SS1, no sábado. Antônio Carlos Viana e Emerson Showboy também viraram no mesmo trecho, porém no domingo na SS11.

Trofeo Fiat

No sábado, Fabiano Altomar e Cacá Lapertosa foram os mais felizes na disputa pela premiação, nas duas etapas do CMR. Militon Junior e Zeca Fonseca ficaram em segundo na 4ª etapa, dividindo o pódio com Haroldo Soares e Marcelo Diniz em terceiro.

No domingo, a dupla da Marinelli Team comemorou a dobradinha com Sacioto e Arthur Carrão. Militon e Zeca ficaram em terceiro; Haroldo e Marcelo em quarto e Leonardo e Gustavo em quinto na corrida pela premiação na Fiat

Imagens: Júnior Almeida/ AcelerAção

Nenhum comentário: