quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pequim 2008: Futebol feminino estréia com empate diante das alemãs

A abertura oficial das Olimpíadas está marcada somente para proxima sexta feira. Mas ela já começou para as brasileiras do futebol. O time de Marta estreou na manhã dessa quarta com um empate sem gols contra as carrascas da Alemanha.

A equipe masculina do Brasil esteve presente para torcer pelas meninas, e viram no primeiro tempo a nossa seleção começar melhor. No segundo tempo, o futebol brasileiro melhorou, arriscou, mas não conseguiu marcar.

Nos quinze primeiros minutos a seleção brasileira mandou no jogo, levando perigo à área da Alemanha, aos 4min, com um cruzamento de Daniela. Aos 11min, Marta fez boa jogada pela esquerda deixando Cristiane na cara do gol, mas ela chutou longe da meta.

Muito dependente de Marta, que estava bem marcada, a seleção passou a ter dificuldades para sair no contra-ataque. Desta forma, o time alemão melhorou e aos 22, depois de um cruzamento, a alemã Smisek, livre de marcação, mandou uma bola no travessão. Aos 40 foi a vez da craque alemã Prinz driblar na entrada da área e chutar a bola rente a trave do gol de Andreia.

No segundo tempo a Alemanha voltou melhor e aos 10min, Krahn cabeceou perto do poste. Com o susto o Brasil melhorou e partiu em busca do gol. Aos 16 da etapa complementar, Marta achou Cristiane pela esquerda, que driblou duas marcadoras e obrigou a goleira Anger a buscar a bola no ângulo.

Marta ainda teve mais duas chances uma aos 22, quando a zaga alemã se atrapalhou, e a goleira Anger, soltou a bola na área, e a camisa 10 do Brasil, jogou pra fora. Depois aos 40, quando a melhor do mundo, numa jogada muito parecida com as de Ronaldo, arrancou, driblou três marcadoras em velocidade, mas na hora do chute foi atrapalhada pela goleira.

A seleção brasileira não conseguiu vencer as atuais campeãs mundiais, mas o resultado pode ser considerado positivo. O Brasil volta a jogar no sábado, contra a Coréia do Norte às 8:45h horário de Brasília.

Seleção Masculina pode ter problemas

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS em Francês) exigiu a volta de Diego e Rafinha a seus times, o Werder Bremen e Schalke 04, ambos da Alemanha. Os dois clubes entraram na justiça para terem seus jogadores de volta, alegando que os jogos Olímpicos não estam no calendário da Fifa.

Além disso, o tribunal destacou que “ não existe uma decisão específica do Comitê Executivo da Fifa que estabeleça a obrigação dos clubes de liberarem os jogadores com menos de 23 anos para este campeonato".

O presidente da Fifa Joseph Blatter, declarou que está surpreso com as equipes, e enviou um pedido para que os clubes liberem seus jogadores. Para Blatter os jogos olímpicos representam uma oportunidade única para os atletas. No evento, eles podem ganhar mais experiência por ser uma competição de nivel internacional. Além do Brasil, a Argentina também pode ficar sem Messi - o Barcelona também entrou com o mesmo pedido no tribunal e foi aceito.

Até o fechamento desta matéria a CBF ainda não havia sido notificada pela Fifa, ou pelo TAS.

Um Comitê da Fifa se reunirá com o menbros do COI (Comitê Olímpico Internacional) para estabelecerem regras para os torneios futuros.

Imagens: Agências AP e Reuters


Pedro Rotterdan

Nenhum comentário: